segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Temperatura das Cores

A temperatura das cores, determina-se que é a capacidade que as cores têm de causar sentimento de calor e frio. Se observarmos o círculo cromático, percebemos que o amarelo é a cor mais clara (iluminada) e o violeta a mais escura (menos iluminada); isto significa que existe entre estas duas cores o máximo grau de contraste claro-escuro. Em ângulo reto ao eixo amarelo-violeta encontram-se as cores vermelho alaranjado e azul esverdeado: estes são os dois pólos do contraste quente-frio. 

CORES QUENTES:


Transmitem um efeito ou sentimento inquietude ao observador. Se observamos o círculo cromático, vemos que as cores quentes são aquelas que participam da mistura com vermelho ou amarelo com qualidades positivas, atrevidas, excitantes, vibrantes e expansivos. Sugerem calor, fogo, luz de sol, sangue, e possuem carácter inquieto, vivo e estimulante.


 CORES FRIAS:



 
 Transmitem ao observador uma sensação de frieza. São as cores que participam do azul  e do verde com carácter negativo, intimista, e reservado tranquilo e relaxantes. Sugerem frio, humidade, agua, luz de lua e relaxe. Na natureza sempre encontramos as cores quentes ao lado das cores frias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário